Simulado Polícia Federal Cespe - Direito Administrativo Simulado Polícia Federal Cespe - Direito Administrativo

Simulado Polícia Federal Cespe – Direito Administrativo

Simulado Polícia Federal Cespe – Direito Administrativo

1 – CESPE – 2014 – Polícia Federal – Agente Administrativo

Considerando que o DPF é órgão responsável por exercer as funções de polícia judiciária da União, julgue:

Os atos praticados pelos servidores do DPF estão sujeitos ao controle ministerial, mas não ao do Tribunal de Contas da União, que é órgão auxiliar do Congresso Nacional, ao qual compete julgar apenas os atos do presidente da República e demais agentes políticos.

( ) Certo      ( ) Errado

2 – CESPE – 2014 – Polícia Federal – Agente Administrativo

O DPF, em razão do exercício das atribuições de polícia judiciária, não se submete ao princípio da publicidade, sendo garantido sigilo aos atos praticados pelo órgão.

( ) Certo      ( ) Errado

3 – CESPE – 2014 – Polícia Federal – Agente Administrativo

A instituição de órgão próprio para exercer as atribuições de polícia judiciária no âmbito da União é exemplo de descentralização administrativa.

( ) Certo      ( ) Errado

4 – CESPE – 2014 – Polícia Federal – Agente Administrativo

Considere que, durante uma operação policial, uma viatura do DPF colida com um carro de propriedade particular estacionado em via pública. Nessa situação,

a administração responderá pelos danos causados ao veículo particular, ainda que se comprove que o motorista da viatura policial dirigia de forma diligente e prudente.

( ) Certo      ( ) Errado

5 – CESPE – 2014 – Polícia Federal – Agente Administrativo

Em razão do princípio da eficiência, é possível, mediante licitação, a contratação de empresa que não tenha apresentado toda a documentação de habilitação exigida, desde que a proposta seja a mais vantajosa para a administração.

( ) Certo      ( ) Errado

6 – CESPE – 2014 – Polícia Federal – Agente Administrativo

Considere que determinado órgão da administração pública pretenda adquirir equipamentos de informática no valor de R$ 5.000,00. Nesse caso, o referido órgão tem a opção discricionária de realizar licitação ou proceder à aquisição direta mediante dispensa de licitação, em razão do baixo valor dos equipamentos.

( ) Certo      ( ) Errado

7 – CESPE – 2014 – Polícia Federal – Agente Administrativo

Julgue os itens que se seguem, relativos aos atos administrativos e poderes da administração.

O poder para a instauração de processo administrativo disciplinar e aplicação da respectiva penalidade decorre do poder de polícia da administração.

( ) Certo      ( ) Errado

8 – CESPE – 2014 – Polícia Federal – Agente Administrativo


Há presunção de legitimidade e veracidade nos atos praticados pela administração durante processo de licitação.

( ) Certo      ( ) Errado

9 – CESPE – 2013 – Polícia Federal – Escrivão da Polícia Federal

Com relação ao direito administrativo, julgue os itens a seguir.

A posse de um candidato aprovado em concurso público somente poderá ocorrer pessoalmente

( ) Certo      ( ) Errado

10 – CESPE – 2013 – Polícia Federal – Escrivão da Polícia Federal

O servidor público que revelar fato ou circunstância que tenha ciência em razão das suas atribuições, e que deva permanecer em segredo, comete ato de improbidade administrativa.

( ) Certo      ( ) Errado

11 – CESPE – 2004 – Polícia Federal – Delegado de Polícia

No que se refere a fontes e princípios do direito administrativo, julgue os itens seguintes.

A veiculação do ato praticado pela administração pública na Voz do Brasil, programa de âmbito nacional, dedicado a divulgar fatos e ações ocorridos ou praticados no âmbito dos três poderes da União, é suficiente para ter-se como atendido o princípio da publicidade.

( ) Certo      ( ) Errado

12 – CESPE – 2004 – Polícia Federal – Delegado de Polícia

Acerca da organização administrativa e dos agentes públicos, julgue os itens a seguir.

A vacância é o ato administrativo pelo qual o servidor é destituído do cargo, emprego ou função e pode ocorrer com extinção do vínculo pela exoneração, demissão e morte, ou sem extinção do vínculo, pela promoção, aposentadoria, readaptação ou recondução.

( ) Certo      ( ) Errado

13 – CESPE – 2004 – Polícia Federal – Delegado de Polícia

É possível a existência, no plano federal, de entidades da administração indireta vinculadas aos Poderes Legislativo e Judiciário.

( ) Certo      ( ) Errado

14 – CESPE – 2004 – Polícia Federal – Delegado de Polícia

A respeito dos atos administrativos e serviços públicos, julgue os itens que se seguem.

O contrato de concessão de serviço público extingue-se pela rescisão quando a iniciativa de extinção do contrato é do poder concedente, em decorrência de descumprimento das normas contratuais pelo concessionário.

( ) Certo      ( ) Errado

15 – CESPE – 2004 – Polícia Federal – Delegado de Polícia

A possibilidade de reconsideração por parte da autoridade que proferiu uma decisão objeto de recurso administrativo atende ao princípio da eficiência.

( ) Certo      ( ) Errado

16 CESPE – 2004 – Polícia Federal – Perito Criminal Federal

As sociedades de economia mista podem ser empresas públicas, caso em que integram a administração indireta do ente federativo a que pertencem, mas também podem ser empresas privadas, caso em que não fazem parte da administração pública.

( ) Certo      ( ) Errado

17 – CESPE – 2004 – Polícia Federal – Perito Criminal Federal

Um perito oficial, ocupante de cargo público federal, acusado de ter recebido dinheiro para emitir um laudo falso, sofreu investigação mediante processo administrativo disciplinar que resultou em sua demissão. Posteriormente, ele foi julgado penalmente pela prática da conduta que motivou sua demissão, tendo sido absolvido por falta de provas. Nessa situação, o resultado da ação penal em nada repercutirá na penalidade administrativa anteriormente aplicada.

( ) Certo      ( ) Errado

18 – CESPE – 2004 – Polícia Federal – Escrivão da Polícia Federal

Considerando que o Departamento de Polícia Federal (DPF) é um órgão do Ministério da Justiça, se for editada uma lei determinando que o DPF passará a ser órgão da Presidência da República, ele deixará de fazer parte da administração federal indireta e passará a integrar a administração direta da União. 

( ) Certo      ( ) Errado

19 – CESPE – 2004 – Polícia Federal – Escrivão da Polícia Federal

Considerando que a Polícia Federal integra a administração pública federal e que as polícias civis integram a administração dos estados, é correto afirmar que um agente de polícia federal é hierarquicamente superior a um agente de polícia civil. 

( ) Certo      ( ) Errado

20 – CESPE – 2004 – Polícia Federal – Escrivão da Polícia Federal

Considerando que a Constituição da República determina que a lavra de recursos minerais somente poderá ser efetuada mediante autorização ou concessão da União, é correto afirmar que a expedição de autorização de lavra de recurso mineral é um ato administrativo que configura exercício de poder de polícia.

( ) Certo      ( ) Errado

GABARITO

1 – E     2 – E     3 – E     4 – C     5 – E     6 – C     7 – E     8 – C     9 – E     10 – C  11 – E     12 – E     13 – C     14 – E     15 – C     16 – E     17 – C     18 – E     19 – E     20 – C