Simulado Correios - Cespe/UnB - Língua Portuguesa Simulado Correios - Cespe/UnB - Língua Portuguesa

Simulado Correios – Cespe/UnB – Língua Portuguesa

Confira esse super Simulado Correios – Cespe/UnB – Língua Portuguesa  com  questões separadas de provas anteriores do concurso dos correios.

Confira também o Concurso dos Correios – O Guia Definitivo. O guia contém dicas incríveis que irão garantir a sua aprovação.

Aproveite, é Grátis!

 

 

1 – CESPE – 2011 – Correios – Agente de Correios

correios simulado 1

Na figura acima, que é parte de uma página da Internet (www.correios.com.br), são mostrados dois serviços prestados pelos Correios.

Com referência à situação mostrada na figura, assinale a opção correta.

a) Infere-se da figura que, ao digitar, por exemplo, a palavra analgésico no espaço para Busca CEP ou Endereço ou no espaço para Rastreamento de objetos e, em seguida, clicar um dos dois botões Buscar, o usuário visualizará uma lista de todas as páginas da Internet que contenham a palavra analgésico.

b) Embora os serviços estejam separados, infere-se da figura que é possível buscar um objeto em Busca CEP ou Endereço ou um endereço em Rastreamento de objetos.

c) Se, por exemplo, o usuário digitar o endereço R Riachuelo Lt 2 nr 25 no espaço para Busca CEP ou Endereço e, em seguida, clicar o botão Buscar correspondente ao serviço, ele não deverá obter o número do CEP correspondente a esse endereço.

d) Deduz-se da figura que, se o usuário digitar, no espaço para Rastreamento de objetos, o código inícioSS123 e, em seguida, clicar o botão Buscar correspondente ao serviço, ele poderá visualizar informações sobre todos os objetos cujos códigos comecem com SS123.

e) Deduz-se da figura que, se o usuário digitar, no espaço para Rastreamento de objetos, o código SS1234567BR e, em seguida, clicar o botão Buscar correspondente a esse serviço, ele poderá visualizar informações sobre um objeto referente a esse código.

2 – CESPE – 2011 – Correios – Agente de Correios

São acentuados graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica os vocábulos

a) também e coincidência.

b) quilômetros e tivéssemos.

c) jogá-la e incrível.

d) Escócia e nós.

e) correspondência e três.

3 – CESPE – 2011 – Correios – Agente de Correios

Um dos serviços prestados pelos Correios e mostrado na figura em questão é o rastreamento de objetos. Nesse serviço, rastrear significa

a) guardar o rastro do objeto.

b) lembrar o rastro do objeto.

c) deixar o rastro do objeto.

d) fazer o rastro do objeto.

e) pesquisar o rastro do objeto.

4 – CESPE – 2011 – Correios – Agente de Correios

O primeiro selo do mundo, conhecido como Penny Black, surgiu na Inglaterra, em 6/5/1840, como parte do processo de reorganização promovido no serviço postal daquele país. Até essa data, o pagamento pela prestação do serviço de transporte e entrega de correspondências era feito pelo destinatário. A chegada do selo foi fundamental para o sucesso da reforma postal, que revolucionou os correios no mundo inteiro.

Assinale a opção correta de acordo com as ideias do texto acima.

a) Até o final do século XIX, o destinatário assumia total responsabilidade pelo transporte e pela entrega de correspondências.

b) Na primeira década do século XIX, uma revolução inglesa provocou verdadeira reviravolta nos serviços postais do mundo.

c) Antes da invenção do selo, o remetente não se responsabilizava pelas correspondências que encaminhava.

d) A invenção do selo representou um avanço para os serviços prestados pelos correios no mundo todo.

e) A prestação dos serviços de transporte e entrega de correspondências era bastante precária no século passado.

5 – CESPE – 2011 – Correios – Agente de Correios

No tempo em que se andava a cavalo para entregar cartas, era preciso pôr arreios no cavalo, ou seja, era preciso

a) arriar-se o cavalo.

b) arreiar o cavalo.

c) arreiar-se no cavalo.

d) arrear o cavalo.

e) arriar no cavalo.

6 – CESPE – 2011 – Correios – Agente de Correios

correios simulado 2

O efeito de humor da tirinha acima é evidenciado

a) no conteúdo inesperado da mensagem contida no cartão.

b) na expressão do Tigrão, ao dizer que Susi iria adorar o cartão.

c) na reação do Tigrão, que considera Susi uma gatinha.

d) no emprego das expressões “coraçãozão vermelho” e “botar rend em volta”.

e) no capricho de Calvin, que decide recortar e enfeitar o cartão.

 

7 – CESPE – 2011 – Correios – Cargos de Nível Médio

correios simulado 3

O texto é predominantemente narrativo, sendo o seu último período um trecho descritivo. 

( ) Certo      ( ) Errado

8 – CESPE – 2011 – Correios – Cargos de Nível Médio

Na linha 17, estaria gramaticalmente correta a inserção de sinal de dois-pontos imediatamente após a palavra “como”.

( ) Certo      ( ) Errado

9 – CESPE – 2011 – Correios – Cargos de Nível Médio

O emprego de diversos adjetivos e a apresentação de impressões pessoais conferem ao texto um caráter fortemente subjetivo.

( ) Certo      ( ) Errado

 

10 – CESPE – 2011 – Correios – Agente de Correios

Um homem se dirige à recepcionista de uma clínica:

— Por favor, quero falar com o dr. Pedro.
— O senhor tem hora? O sujeito olha para o relógio e diz:
— Sim. São duas e meia.
— Não, não… Eu quero saber se o senhor é paciente.
— O que a senhora acha? Faz seis meses que ele não me paga o aluguel do consultório…

No texto acima, a recepcionista dirige-se duas vezes ao homem para saber se ele

a) verificou o horário de chegada e está sob os cuidados do dr. Pedro.

b) pode indicar-lhe as horas e decidiu esperar o pagamento do aluguel.

c) tem relógio e sabe esperar.

d) marcou consulta e está calmo.

e) marcou consulta para aquele dia e está sob os cuidados do dr. Pedro.

 

 

 

GABARITO

1 – C     2 – B     3 – E     4 – D     5 – D     6 – A     7 – C     8 – C     9 – E      10 – E