Frase, Oração e Período » Frase, Oração e Período »

Frase, Oração e Período

Frase, Oração e Período –  Segundo Celso Cunha e Lindley Cintra, em Nova Gramática do Português Contemporâneo, Frase, Oração e Período possuem classificações distintas. Confira abaixo como distinguir cada uma delas.

Frase, Oração e Período

 

Frase

Frase pode ser definida por seu propósito comunicativo. Isso significa que Frase é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de interação verbal.

A frase se define pelo seu propósito comunicativo, ou seja, pela sua capacidade de, num intercâmbio linguístico, transmitir um conteúdo satisfatório para a situação em que é utilizada.

Exemplos:

 

O Brasil possui um grande potencial turístico.
Espantoso!
Não vá embora.
Silêncio!
O telefone está tocando.

 

Tipos de Frases

  • Frases interrogativas: Entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação (?). Exemplo: Que dia você volta?

  • Frases exclamativas: Entonação expressiva, reação mais exaltada. Geralmente, finalizada com ponto de exclamação ou reticências (! …). Exemplo: Que horror!

  • Frases declarativas: Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional. Geralmente apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas com o ponto final (.). Exemplo:Amanhã não poderei levantar.

  • Frases imperativas: que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente sugere uma ordem e é finalizado pelos pontos de exclamação e final (! .). Exemplo: Fale mais baixo!

 

Oração

Assim como a frase, a oração também é um enunciado no qual está contido completo sentido e significado. No entanto, é necessário que se contenha uma locução verbal ou um verbo no enunciado, para que ele possa ser considerado uma oração. O verbo pode estar explícito ou subentendido, mas se faz necessário em todas as orações.

Exemplos:

– Corra!

– Esses doces parecem muito gostosos.

– Chove muito no inverno.

Período

Período é a frase constituída de uma ou mais orações, formando um todo, com sentido completo. O período pode ser simples ou composto.

Quando possui apenas uma oração, é caracterizado como período simples; já quando possui mais de uma oração, é chamado de período composto. Também deve ser finalizado sempre com o devido sinal de pontuação.

Período Simples: constituído por apenas uma oração, que recebe o nome de oração absoluta.

Exemplos:

 

O amor é eterno.
As plantas necessitam de cuidados especiais.
Quero aquelas rosas.
O tempo é o melhor remédio.

 

Período Composto: constituído por duas ou mais orações.

Exemplos:

 

Quando você partiu minha vida ficou sem alegrias.
Quero aquelas flores para presentear minha mãe.
Vougritar para todos ouvirem que estousabendo o que acontece ao anoitecer.
Chegueijantei e fui dormir.

 

Frase, Oração e Período

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Confira mais sobre Frase, Oração e Período em nossa Apostila Grátis de Português para Concurso

Veja Também: