FGV – As dicas e segredos que nunca lhe contaram FGV – As dicas e segredos que nunca lhe contaram

FGV – As dicas e segredos que nunca lhe contaram

Home » FGV – As dicas e segredos que nunca lhe contaram

O primeiro passo para o sucesso em um concurso público é conhecer (e bem) a banca organizadora.
Nesse artigo exclusivo vamos contar para você os segredos de umas das bancas mais famosas do Brasil, a Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Nossos especialistas elaboraram um super guia com todos os segredos e dicas imperdíveis para sua aprovação!
Fique atento a cada uma delas, pois um único detalhe pode fazer toda diferença na prova.

fgv

Quem é a Fundação Getúlio Vargas ?

FGV – http://fgvprojetos.fgv.br/concursos

A FGV é uma das bancas mais importantes e respeitadas do país e ganhou destaque ao longo dos anos por promover grandes concursos públicos da esfera estadual como a Defensoria Pública do Distrito Federal, Assembleia Legislativa do Estado da Bahia – ALBA, Sefaz-RJ e alguns da esfera federal entre eles o exame de Ordem da OAB e o último concurso do Senado federal.

A FGV é conhecida por não ter um modelo padrão de complexidade,  ou seja, as provas da banca são imprevisíveis e mudam totalmente de uma prova para outra. Isso é bem complicado para o concurseiro!

Veja agora algumas dicas importantes.

Dica FGV #1 – Como a FGV cobra suas questões?

Em geral as questões da FGV são de múltipla escolha, com cinco alternativas possíveis e uma correta.  Os enunciados costumam  ser longos e exigem atenção por parte do candidato que pode ficar facilmente cansado com esse estilo de prova. Nos enunciados  encontramos textos bem trabalhados e com vocabulário repleto de linguagem metafórica.

Um ponto fundamental é ter cuidado com a leitura pois, como os textos são longos, você deve saber interpretar textos. Essa é uma grande vantagem. Por isso, a primeira dica é focar em interpretação de textos, independente de o tema ter sido cobrado no edital ou não.

Você também precisará ler bastante para não se cansar em uma prova da FGV e para se acostumar ao estilo da banca é importante treinar para se adaptar e gerar automação. Nós falaremos mais sobre esse treinamento na dica de número 4.

Dica FGV #2 – Os conteúdos

A FGV não costuma deixar nenhum item do edital de fora da prova. A banca é bastante criteriosa quanto à seleção das questões em relação aos temas cobrados e costuma distribuir proporcionalmente as questões por todos os itens do edital, exigindo do candidato um estudo mais abrangente. Para se ter uma ideia, nós dizemos que até até nota de rodapé pode ser cobrada pela FGV!

Se por um lado o volume de conteúdo é grande, fique despreocupado, pois o que foi cobrado em edital cairá em prova e você não estudará em vão. Algo que infelizmente acontece com bancas “meia boca”.

Estude cada conteúdo cobrado, mesmo que, aparentemente, sejam supérfluos.
Outro ponto importante da banca é, na parte de direito, estudar o texto de lei. Por isso, foco também em memorização da letra da lei, ok?!

E como estudar os conteúdos?

Como você estuda para qualquer outra prova. Aqui não existe fórmula mágica e sim muito trabalho! Confira esse artigo fantástico sobre como otimizar seus estudos: Como estudar para um Concurso Público?

Se a sua prova está muito “em cima da hora” você pode estudar com cursos intensivos tipo o Aprendizagem Acelerada 3 Vezes mais Rápida, a PA3x do 1001 Concursos.

Dá uma olhada nesse curso de Direito Administrativo focado na FGV com o método PA3x, onde Você Aprende Toda a Teoria em Apenas 9 Dias. É muito bom!

Agora, se o seu problema é a memória que está falhando ou você acha que são muitos conteúdos para memorizar e está com medo de não conseguir assimilar tudo, acesse esse link e se surpreenda:

Carta aos Estudantes – Os 4 Grande Erros

Dica FGV #3 – Pode chutar?

Sim! A FGV é uma banca que normalmente cobra questões de múltipla escolha, diferentemente do Cespe/UnB que cobra suas questões pelo método certo/errado e desestimula o chute (Confira o nosso link especial sobre a banca Cespe/UnB e entenda melhor) provas de múltipla escolha oferecem a possibilidade do chute aos seus candidatos.

Muitos concurseiros consideram mentira as famosas técnicas de “chute”, porém, estão totalmente equivocados!

Veja bem, não estamos aqui para dizer o que você deve ou não fazer, muito menos incentivamos ninguém a parar de estudar e começar a “chutar” todas as questões de uma prova. Estamos apenas dizendo que se você tiver dúvida em alguma questão e precisar chutar em uma prova de múltipla escolha como as da FGV, existem técnicas que podem ser úteis nesses momentos. E sabe quem pode te ajudar a “chutar” melhor?

O Romário.  hehehe brincadeirinha :-)

O grande mestre e guru dos concursos públicos: William Douglas

Isso mesmo! William Douglas aborda esse tema tão polêmico em um excelente artigo para o JC Concursos. Nele são descritas algumas técnicas para você chutar de forma consciente em provas como as da FGV. Vale a pena dar uma olhada no link a seguir: Técnicas para um “chute” consciente – William Douglas

E se você ainda não conhece esse grande mestre, confira esse link William Douglas – Wikipedia

Dica FGV #4 – Treinamento, adaptação e automação

Muito bem, se você chegou até aqui já sabe como a banca funciona a temperamental FGV.

Então, o que mais eu preciso saber?

A FGV pode variar muito o conteúdo cobrado e não costuma repetir questões, portanto, aconselhamos veementemente estudar todo o conteúdo cobrado no edital e focar em exercícios variados por meio de provas anteriores da banca. Você precisa treinar para se adaptar a banca e gerar uma automação mental. Ficou confuso?

Veja bem, a FGV é uma banca bastante cansativa para quem é iniciante ou não gosta muito de ler,  por isso você precisa treinar e treinar. Quando você treina muito um estilo de uma determinada banca você gera uma automação mental e se adapta completamente a maneira como a banca te cobrará em prova.

Você precisa conferir esse link para entender melhor o que estamos falando, é super importante.  Confira:  Treinamento, adaptação e automação

Bônus – Simulados Gratuitos FGV

Baixe os ebooks exclusivos com simulados da FGV. São diversos livros digitais para você ler offline ou imprimir. Aproveite, é grátis!